Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Docente do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares realiza missão científica na Universidade da Geórgia (EUA)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Docente do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares realiza missão científica na Universidade da Geórgia (EUA)

  • Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2023, 16h56
  • Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 16h57

Entre os dias 14 e 21 de outubro de 2023, Monique Medeiros, docente do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), da UFPA, realizou uma missão científica no âmbito de uma cooperação internacional, com o grupo de pesquisa Brazil Natural Resource Governance Initiative (BNRGI), da Universidade da Geórgia (UGA), em Athens, nos Estados Unidos.

Nessa oportunidade, a docente pôde participar de reuniões institucionais, com docentes, parceiros dessa Universidade, como Gregory Thaler (do Departmento de Relações Internacionais) e Don Nelson (do Departamento de Antropologia), e interagir com outros pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da UGA.

Mais especificamente, no dia 17 de outubro, esteve em uma roda de conversa com estudantes da pós-graduação de distintas áreas de conhecimento da Universidade. Apresentou seus projetos em articulação com comunidades quilombolas do Marajó e dialogou com os estudantes sobre a importância dos estudos decoloniais e de pesquisas interculturais.

No dia 18, animou um seminário interativo, envolvendo discentes e docentes da UGA, cujo título foi “Amazonian quilombola territories in transformation: between development projects and resistance strategies” (Territórios quilombolas em transformação: entre projetos de desenvolvimento e estratégias de resistência). Na sequência do seminário, reuniu-se com Gregory Thaler e Matthew Auer, diretor da Escola de Políticas Públicas e Relações Internacionais (SPIA). Nessa reunião, Monique e Gregory compartilharam com o diretor os avanços alcançados e os planejamentos relativos à cooperação em processo de formalização.

No dia 19, Monique teve um espaço de fala na disciplina de política ambiental, ministrada para a graduação de relações internacionais, por Gregory. O tema da aula foi gênero e ambiente.

A missão se mostrou frutífera para o estreitamento de laços interinstitucionais e para a reflexão sobre novas oportunidades de articulação científica, envolvendo estudantes e demais docentes/pesquisadores do Ineaf.

Durante essa semana, foi possível, inclusive, organizar uma proposta de mesa redonda a acontecer, em 2024, na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, com o título “Resiliência climática em agroflorestas produtivas na Amazônia Brasileira”. Caso seja aprovada, a mesa oportunizará o aprofundamento de reflexões e iniciativas relacionadas ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa que visa envolver docentes/pesquisadores da UGA e Ineaf, para além de comunidades rurais do Pará.

registrado em:
Fim do conteúdo da página