Página inicial > Últimas Notícias > Acolhimento dos calouros 2022 do BDR

Acolhimento dos calouros 2022 do BDR

• Publicado: Sexta, 18 de Março de 2022, 19h49
  • Última atualização em Sexta, 18 de Março de 2022, 19h49

A Faculdade de Desenvolvimento Rural - FACDES em conjunto com o Centro Acadêmico de Desenvolvimento Rural - CADER da Universidade Federal do Pará, dos dias 14 a 15 de março de 2022, recepcionaram os novos estudantes do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural – BDR, FACDES/Ineaf/UFPA. Os calouros 2022 do BDR participaram de diversos momentos na acolhida, dentre eles a Conferência com o tema “Universidade, Saúde e Sociedade” organizada pela UFPA no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).

Seguindo na acolhida, os calouros participaram da Apresentação do curso Bacharelado em Desenvolvimento Rural, foram recepcionados pela equipe do curso com: apresentação da direção da faculdade e secretaria, dialogando com o Prof. Philippe Sablayrolles – Diretor da Faculdade de Desenvolvimento Rural (FACDES), Prof. Fábio Halmenschlager – Vice-diretor da FACDES, Profa. Soraya Carvalho (ex-Diretora da FACDES) e Diego Manos – Secretário da FACDES; apresentação da Diretoria Administrativa (FACDES – GESTQUALI), apresentada pela senhora Juciana Cardoso – Diretora administrativa; e o funcionamento da Biblioteca Setorial e serviços correlatos, apresentada pela senhora Naiara Lima - Bibliotecária (biblioteca setorial INEAF).

Foto: Secretaria do BDR/Ineaf

Um outro momento significativo se deu na acolhida dos calouros por seus colegas veteranos de curso, através do Centro Acadêmico de Desenvolvimento Rural – CADER, os estudantes organizaram as boas vindas, com a apresentação e diálogo organizado pelos estudantes Izabelli Galvão e José Felipe Rodrigues. A discente Iris Rodrigues fez uma apresentação com o tema Componente Curricular: estágio de vivencia (Importância curricular, pedagógica e didática). Estrutura de funcionamento e experiência da turma 2018. Após isto houve a apresentação Componente Curricular: Estágio Supervisionado (Importância curricular, estrutura de funcionamento e experiência do BDR no MAPA), feita pelos discentes Kelly Ferreira e Claudiane Farias. Ainda foi apresentado aos calouros o tema O BDR e oportunidades: PIBIC, PIBEX e outras, pela discente Adrya Paixão. O discente Marcus Bezerra e o Prof. Thomas Ludewigs também dialogaram com os calouros sobre a temática O agente de Desenvolvimento Rural em debate, construindo competências profissionais no âmbito do projeto pedagógico do curso. As atividades do primeiro dia se encerraram com uma roda de diálogo e questionamentos abertos para os calouros.

No segundo dia do acolhimento, com apoio do Espaço ITEC Cidadão (UFPA), organizado pela senhora Gina Calzavara, os calouros participaram de uma visitação nos Bosques Sustentáveis da UFPA, realizando práticas de plantio de mudas, atividade que estimula a sustentabilidade e o resgate da relação sociedade e natureza, estimulando a consciência ambiental e a preservação de nossas florestas e sua biodiversidade.

Foto: Espaço ITEC Cidadão