Página inicial > Últimas Notícias > Missão científica no Ineaf tem primeira semana de atividades

Missão científica no Ineaf tem primeira semana de atividades

• Publicado: Segunda, 23 de Maio de 2022, 12h19
  • Última atualização em Segunda, 23 de Maio de 2022, 12h23

A Missão Científica que possibilitou a vinda de pesquisadores da França e Argentina, bem como de estudantes de mestrado franceses, para o Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), iniciou na semana do dia 14 de maio e vem sendo organizada pelo PPGAA e pelo INEAF. Ao todo, foram recebidos no INEAF 10 estudantes franceses do mestrado ‘Action publique pour le développement durable des territoires et de l’agriculture’, da Universidade AgroParisTech de Clermont Ferrand, dois docentes franceses dessa mesma instituição, Sylvie Lardon e Philippe Chambon, uma pesquisadora francesa do Institut national de la recherche agronomique de Clermont Ferrand, Marie Houdart, e uma docente argentina da Universidad Nacional del Sur, em Baia Blanca.

Essa missão é relativa ao projeto Prospective participative pour un développement territorial articulant agriculture et villes moyennes en Argentine, Brésil et France, coordenado pela docente e pesquisadora francesa Sylvie Lardon. O projeto, por sua vez, é financiado pelo Prefalc, em uma rede de cooperação universitária entre França, América Latina e Caribe, e soma-se a distintas atividades realizadas no âmbito da Rede de cooperação internacional AgriTerris.

No dia 16 de maio, ocorreu, na reitoria da UFPA, uma reunião de apresentação dos propósitos da missão científica ao reitor da UFPA, Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, assim como também aos pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, Maria Iracilda da Cunha Sampaio, extensão, Nelson José de Souza Júnior, e de relações internacionais, Edmar Tavares da Costa.

Após esta reunião, os pesquisadores visitantes e os pesquisadores do INEAF se reuniram para dialogar sobre o projeto e atualizarem-se sobre as atividades dos dias subsequentes de ações.

Reunião na reitoria da UFPA. Foto: William Assis.

Nos dias 17 e 18 de maio ocorreu o seminário internacional ‘A construção de territórios rurais em perspectiva comparada: Brasil, Argentina e França’, com a participação de pesquisadores do PPGAA e do projeto Prefalc. As mesas trataram de temas como segurança alimentar, populações tradicionais, biodiversidade e agricultura camponesa. Nos espaços do seminário participaram estudantes franceses e brasileiros, estes, tanto do nível de graduação – Faculdade de Desenvolvimento Rural - quanto de pós-graduação - PPGAA. No dia 18, pela manhã, ainda no contexto do seminário, foram apresentadas experiências da aplicação de metodologias participativas de abordagens territoriais, com foco em especial no ‘Jogo do Território’. Pela parte da tarde, uma nova reunião de trabalho foi realizada entre os pesquisadores, dessa vez, com o intuito de estabelecer estratégias de reforço às articulações interinstitucionais, buscando fortalecer a inserção do PPGAA nos processos de internacionalização.

Momento do seminário

William Santos de Assis, Diretor do Ineaf, e Monique Medeiros, coordenadora do PPGAA iniciando o seminário

Pesquisador do PPGAA, Prof. Dídac Santos Fita no seminário

Pesquisadora do AgroParisTech, Prof.ª Vanessa Icerí no seminário

Pesquisador do PPGAA, Prof.Paulo Martins no seminário

Pesquisadora da Universidad Nacional del Sur, Prof.ª María Amalia Lorda no seminário

Pesquisadora do PPGAA, Prof.ª Sônia Magalhães no seminário

Pesquisadora do AgroParisTech, Prof.ª Sylvie LArdon no seminário

Participantes do seminário

No decorrer dos dias, os estudantes franceses e mestrandos e doutorandos do PPGAA iniciaram um processo de troca de conhecimentos e imersão na compreensão do ‘Jogo do Território.  Nesses momentos, estudantes do PPGAA tiveram a oportunidade de exercitar a fala em outros idiomas, assim como conhecer outras abordagens teórico-metodológicas, bem como ocorreu com os estudantes franceses. No dia 19 pela tarde, uma atividade de interação entre esses estudantes foi animada em sala de aula, de forma vinculada à disciplina de Metodologia de Pesquisa, do PPGAA, pelas docentes Monique Medeiros e Sylvie Lardon. Ainda de forma articulada a essa disciplina, uma atividade de campo será realizada no município de Irituia, entre os dias 22 e 28 de maio. Nessa atividade, todos os estudantes de metodologia de pesquisa, do mestrado ACTERRA, bem como os pesquisadores envolvidos no projeto, desenvolverão o Jogo do território na prática com os atores territoriais desse município.

Momento de imersão para entendimento do "Jogo do Território"

Pesquisadora Sylvie Lardon na organização da atividade

Mesa de trabalho com discentes do PPGAA, estudantes franceses e pesquisadores

Mesa de trabalho com discentes e docentes do PPGAA, estudantes franceses e pesquisadores

Mesa de trabalho com discentes do PPGAA, estudantes franceses e pesquisadores

Apresentação da análise territorial prévia com discentes do PPGAA

Momento da atividade

Pesquisadores envolvidos na Missão Científica, Brasil, Argentina e França

Discentes de mestrado, França e Brasil, no encerramento do dia.

As atividades continuam até o dia 28 de maio de 2022, a equipe neste momento está em atividades de campo no município de Irituia/PA. Abaixo segue a programação completa.

ACESSE MAIORES INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO AQUI

Texto: Monique Medeiros e Moacir Pereira.

Fotos: Moacir Pereira