Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Áudios & Entrevistas
Início do conteúdo da página

Áudios

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 14h17 | Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2022, 18h35 | Acessos: 4914

Estudantes do Bacharelado em Desenvolvimento Rural desenvolvem experiência de Podcast 

 

Dentro da disciplina Extensão, Comunicação e Intervenção Social, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Monique Medeiros, no curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural – BDR, estudantes são estimulados a desenvolver ferramentas de comunicação, sendo uma delas produtos radiofônicos e o atual Podcast, muito difundido na internet e nas redes sociais.

A disciplina aborda as diversas teorias da informação e da comunicação. Busca apresentar para os estudantes os sistemas de comunicação humana, como também os vários elementos que constituem o processo comunicativo e suas funções específicas. De acordo com a proposta apresentada pela docente responsável, este momento formativo busca dialogar com os discentes para que possam compreender as sociedades e a abordagem cultural na teoria da comunicação, o aporte da pesquisa pedagógica à extensão rural e à pesquisa-ação, além de destacar as experiências de educação alternativa no meio rural e sua contribuição ao desenvolvimento rural.

A disciplina desta forma busca possibilitar aos estudantes a compreensão da relevância das ações dadas pelas extensão rural para o desenvolvimento dos territórios rurais, também mostra o papel da comunicação nos exercícios da extensão rural, mediação social em especial relacionados à agricultura familiar amazônica.

Acesse abaixo os  Podcasts produzidos pelos estudantes da turma 2019 do BDR.

 

O acordo de Pesca do rio Canaticu

Produção: Carlos Henrique, Deize Oliveira.

Patrimônio cultural imaterial da comunidade quilombola Santa Quitéria

Produção: Amanda Alana, Ana Flávia, Gardênia Pantoja, Pedro Vitor, Rubenique Costa e Maryanne Tavres.

Projeto sociocultural filhos do quilombo

Produção: Ingrid Marques, Izabele Fabiana, Josiana Nascimento e Sílvia Gonçalves

Agroecologia nas Escolas Públicas

Produção: Cássio Ribeiro, Ina Souto, Geovane Moraes, Lucas Piedade e Jéssica Gouveia.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Coordenadora do PPGAA fala sobre a Oficina de Planejamento para 2019

27 de fevereiro de 2019

A Prof.ª Dr.ª Lívia de Freitas Navegantes Alves foi entrevistada pelo Comunica INEAF e falou sobre a importância da Oficina de Planejamento do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas do INEAF. Explicou que os docentes do PPGAA fizeram análises sobre a Pós-Graduação considerando o novo desafio que é o início do curso de Doutorado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Rural, agora em 2019.

Prof.ª Dr.ª Lívia de Freitas Navegantes Alves

A Docente explicou sobre a integração de novos docentes ao PPGAA, da necessidade de integração dos cursos de mestrado e doutorado do PPGAA. Ainda falou que se pretende avançar ainda mais em projetos de pesquisa, publicações, infraestrutura, colaborações institucionais no Brasil e no exterior. Ainda explicou que a oficina traçou a oferta de disciplinas para o mestrado e o doutorado, o cronograma de eventos e calendário do Programa. Abaixo você pode ouvir a entrevista completa.

----------------------------------------------------------------------------------------------

11 de janeiro, Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos no Brasil, entrevista com Prof. Dr. Luís Mauro Santos Silva

10 de janeiro de 2019

No dia 11 de janeiro de 1990, foi publicado o decreto 98.816/1990, determinando registro, controle, inspeção e fiscalização de produtos agrotóxicos no Brasil, assim,  11 de janeiro, ficou registrada como data de relembrar e reforçar ações e discussões sobre a questão do controle da poluição por agrotóxicos no país. O Comunica INEAF  entrevistou o Prof. Dr. Luís Mauro Santos Silva, integrante da coordenação do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares – INEAF, vice coordenador do Núcleo de Estudos Agroecológico – AJURI,  e também docente do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas – PPGAA/INEAF da Universidade Federal do Pará.

Prof. Dr. Luís Mauro Santos Silva. Foto: Comunica INEAF

O docente falou sobre o contexto mundial e do Brasil em relação à questão dos agrotóxicos, explicou sobre a importância da agroecologia para a segurança e soberania alimentar, também explanou sobre a questão do fim do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA, que ocorreu recentemente em nosso país. Por fim comentou sobre o papel do INEAF na difusão dos conhecimento da agroecologia e na questão da problemática dos agrotóxicos. Abaixo você pode ouvir a entrevista completa.

----------------------------------------------------------------------------------------------

A Diretora da Faculdade de Desenvolvimento Rural (FACDES-INEAF) faz avaliação sobre o primeiro ano do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural

20 de dezembro de 2018

 

A Diretora da Faculdade de Desenvolvimento Rural (FACDES), Prof.ª Dr.ª Soraya Abreu de Carvalho deu entrevista para o Comunica INEAF tecendo sua avaliação sobre o curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural (BDR) para o ano de 2018. A docente expôs que o curso apresenta em seu corpo discente um público bem diversificado, pessoas de vários origens, tanto agricultores, quilombolas, filhos de agricultores e ainda pessoas do meio urbano. De acordo com a docente, os discente se mostraram bem engajados nas atividades e discussões apresentadas ao longo deste primeiro ano de curso. Explicou ainda que houve possibilidade de serem realizadas várias atividades práticas em campo com os alunos, o que é um grande diferencial do curso, os estágios de vivência nas comunidades. Busca-se ainda maiores aproximações com intituições no sentido de fomentar parcerias institucionais, além das já existente, tais quais  INCRA, IDEFLOR, FASE, CNS, EMBRAPA, Movimentos Sociais e Comunidades.

Soraya Abreu de Carvalho explicou a importância dos estágios de vivência e supervisionados, os primeiros que apresentam-se como um inovador exercício metodológico e pedagógico, que faz com que as comunidades rurais atuem como atores principais nos processos em que os saberes e conhecimentos se encontram, sendo os membros destas comunidades os ‘professores’ que ensinam e interagem com os discentes e docentes do curso. De acordo com a Diretora da FACDES, para 2019 serão ofertadas 45 vagas para formar a segunda turma do curso, e ainda continuam os esforços de avanços em termos de infraestrutura e equipamentos para o curso. Abaixo você pode ouvir a entrevista completa.

 

Entrevista na RádioWEB UFPA - Belém+30: maior evento de sociobiodiversidade do Planeta está com inscrições abertas e taxas especiais.


----------------------------------------------------------------------------------------------

  

Debate sobre Os impactos da crise brasileira no Peru e na América Latina com o Prof. Rómulo Edgardo (VIII Foro Social Panamazónico) e O diálogo de saberes entre o conhecimento científico e ancestral com o Prof. Fabiano de Oliveira Bringel (UEPA). 

Participaram do debate, Nilde Souza (Articulação de Mulheres Brasileiras), Vanusa da Conceição Cardoso (Comunidade Quilombola do Abacatal), Adriane da Costa Brito (Discente UFPA), Regiane da Costa Pantoja (UFPA), Mailson Lima Nazaré (Discente UEPA), Prof.ª Maria Marize Duarte (Grupo de Pesquisa Movimento Social e Cidadania na Amazônia - UEPA), Moacir José Moraes Pereira (NCADR/UFPA) e Antônia Salgado.

O evento ocorreu em 19/09/2017, no auditório do NTPC/UFPA.

 ----------------------------------------------------------------------------------------------

Entrevista na RádioWEB UFPA dos professores Flávio Bezerra Barros e Luís Mauro Santos Silva sobre Agricultura Familiar

registrado em:
Fim do conteúdo da página