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Seleção de bolsistas para o projeto Formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária e contribuições para Agenda 2030 (PROFOR-Ext): Regional UFPA

  • Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 13h48
  • Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 15h49

Estão abertas inscrições de 04 vagas para discentes do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural (BDR/FACDES/Ineaf) e 01 vaga para recém-egresso.

Bolsas:

Anexo I: Link para Formulário de inscrição

ETAPA DO PROCESSO SELETIVO

PERÍODO

Inscrições

De 05/02/2024 a 16/02/2024

Homologação das inscrições

19/02/2024

Análise do Curriculum Lattes e do Histórico Escolar da Graduação

20/02 a 23/02/24

Entrevistas

26/02 a 28/02/24

Divulgação do Resultado Preliminar

28/02/24

Período Recursal

29/02 a 01/03/24

Divulgação do Resultado Final

04/03/24

 

Resumo

O PROFOR-EXT é um Programa de escala nacional, que envolve ao todo 16 Instituições de Ensino Superior, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) a partir de Termo de Execução Descentralizada – TED com a Universidade Federal de Goiás (UFG), sob administração financeira da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE). No âmbito da sua execução regional pela UFPA/Ineaf, visa protagonizar processos de formação em ATER para Assentamos de Reforma Agrária, demonstrando contribuições específicas para a Agenda 2030, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse sentido, por meio de princípios pautados na agroecologia e desenvolvimento rural sustentável, busca-se fortalecer comunidades de agricultores familiares em suas organizações sociais, sistemas produtivos, aplicações tecnológicas, conhecimento técnico, práticas de manejo, métodos de restauração ecológica, sistemas agroflorestais, comercializalição de produtos e agregação de valor, dentre outros.

 

Objetivos do Projeto:

Geral:

Promover a formação extensionista e a Assistência Técnica e Extensão Rural em assentamentos rurais populares ou territórios tradicionais regularizados, com sustentabilidade socioeconômica e ambiental nos processos de produção, processamento, comercialização e outros dentro das cadeias de valor da agricultura familiar.

Específicos:

  1. Promover a geração coletiva de conhecimentos para adaptação de tecnologias sustentáveis e saudáveis;
  2. Fomentar, nos discentes, aptidão para prestação de assistência técnica, assessoria econômico/financeira e extensão rural;
  3. Contribuir para a formação continuada e inserção profissional de ATER;
  4. Contribuir com o desenvolvimento da sustentabilidade econômica, social e ambiental, com aplicação à realidade local e contexto regional;
  5. Promover capacitação, atendimento técnico e assessoria em projetos voltados à captação de recursos para investimento, custeio e comercialização de produtos da sociobiodiversidade;
  6. Incentivar e desenvolver mecanismos para fortalecer as cadeias curtas e redes agroalimentares mais sustentáveis e saudáveis.
  7. Intercambiar experiências de ATER entre instituições de ensino superior, e com agricultores familiares, no âmbito regional e nacional;
  8. Favorecer a integração de ensino, pesquisa e extensão, subsidiando a curricularização da extensão nos cursos de graduação.

 

Docentes responsáveis:

Daniel Palma Perez Braga – Coordenador regional

Soraya Abreu de Carvalho – Supervisora

Thomas Ludewigs - Supervisor

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