Após concluir diagnóstico participativo e definição coletiva de intervenções nos assentamentos de reforma agrária, Profor-EXT segue para intercâmbio nacional e formações locais
Qual a importância das Universidade Federais expandirem seu papel de formação para além dos “muros” acadêmicos? Tornar a extensão uma prática cotidiana? A partir do Programa de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural (Profor-EXT), que envolve 16 Instituições de Ensino Superior no Brasil, o INEAF/UFPA vem vivenciando essa oportunidade concedida pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Após definir dois assentamentos de reforma agrária (Figuras 1 e 2) em parceria com o INCRA, selecionar 01 recém-egresso do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, 04 estagiários do mesmo curso, 10 jovens agentes locais de formação e oferecer cursos de formação básica em ATER, agora, a etapa de diagnóstico participativo também foi concluída. Entre julho e agosto/24, foram conduzidas mais de 200 entrevistas individuais em moradias das comunidades, superando inúmeras adversidades de logística e acessibilidade. Ao final, foram realizadas 06 oficinas de compartilhamento e discussão dos resultados, e de definição coletiva das ações a serem conduzidas nos territórios.
Figura 1. Restituição do Diagnóstico para comunidades do PA Olho D’água II - Moju, Moju-PA. |
Redes Sociais