Página inicial > Últimas Notícias > Início do projeto Inovações sócio materiais na Ilha do Marajó: da produção de alimentos de qualidade à construção social de mercados por famílias rurais quilombolas

• Publicado: Quinta, 28 de Abril de 2022, 13h58
  • Última atualização em Quinta, 28 de Abril de 2022, 14h02

Nos dias 21 e 22 de abril, as docentes Monique Medeiros (Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares Universidade Federal do Pará/UFPA) e Ivanira Dias (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar/UFPA), as mestrandas Binto Mané, Odenira Dias e Luciane Lopes, e o doutorando Nelson Ramos Bastos, do Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas, acompanhadas do mestrando José Luis Souza, do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia, estiveram reunidos com distintos atores sociais de Salvaterra, no Pará, para dialogar sobre o início do projeto "Inovações sócio materiais na Ilha do Marajó: da produção de alimentos de qualidade à construção social de mercados por famílias rurais quilombolas".

No dia 21, pela manhã, na sede da Secretaria da Educação do município, participaram dessa primeira discussão representantes desta secretaria, secretaria municipal de agricultura, EMATER-PA, escritório local de Salvaterra, Senar/Salvaterra, Conselho de Alimentação Escolar, nutricionistas, Malungo e representantes das comunidades de Pau Furado, Deus Ajude e Vila União. Nessa oportunidade, Luciane e José Luis, que além de pesquisadores são também filhos de comunidades quilombolas de Salvaterra, junto aos seus colegas, apresentaram suas temáticas de pesquisa relacionadas ao projeto em questão. Na sequência dessa reunião, entre a tarde do dia 21 e o dia 22, outras reuniões foram feitas nas comunidades de Vila União/Campina, Pau Furado e Deus Ajude, com o mesmo propósito. Na ocasião, os/as presentes puderam fazer colocações a respeito de sua realidade no território quilombola e partilhar suas expectativas acerca do desenvolvimento do projeto.

Reunião em Salvaterra/PA para início do projeto

Foto: Membros do projeto, 2022.

O referido projeto, coordenado pela docente Monique Medeiros, tem como objetivo cerne analisar a potencialidade da operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar, bem como estimular sua consolidação, em comunidades quilombolas de Salvaterra, como instrumento de catalização de inovações sócio-materiais. É financiado pela Fapespa e tem duração prevista de 24 meses. Além de outros docentes pesquisadores da UFPA, distintas parcerias compõem essa proposta de trabalho, dentre essas destaca-se o CECANE/UFPA, a FAO/ONU, a FADECAM, a SEMED/Salvaterra, o Núcleo de ação e resistência quilombola Campinas Vila União e o grupo Abayomi.

Detalhe de arte visual desenvolvida pela comunidade

Foto: Membros do projeto, 2022.

A agenda de ações no âmbito do projeto está em construção coletiva e as primeiras atividades, a serem realizadas ainda no primeiro semestre deste ano, envolverão diagnósticos acerca das especificidades socioprodutivas das comunidades quilombolas de Salvaterra.

Equipe do projeto no Terminal Hidroviário de Belém/PA