Docentes
Bruno Spacek Godoy
Professor Doutor da Universidade Federal do Pará a partir do ano de 2012, na cadeira de Bioestatística, do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural. Atua desde o ano de 2003, após a formatura no curso de Ciências Biológicas, com monitoramento e avaliação ambiental, participando de consultorias e Projetos de Zoneamento Ambiental (por exemplo o ZEE Manaus). Leciona disciplinas de Avaliação de Impactos Ambientais para cursos de Engenharia Ambiental, disciplinas de Estatística para diversos cursos, como Ciências Biológicas, Agronomia, Pedagogia e Pós-graduação Strictu senso em Ecologia e Zoologia. Participou em bancas de qualificação e/ou finais de especialização, mestrado ou doutorado, bem como elaborou pareceres técnicos sobre cursos e projetos. Publica ativamente em periódicos nacionais e internacionais, principalmente na vertente de qualidade de água, uso de estatística nas ciências ambientais e biológicas, bem como trabalhos com insetos aquáticos.
_____________________________________________________________________________________________________________
Carlos Valério Aguiar Gomes
Professor Adjunto do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) da Universidade Federal do Pará (UFPA). É Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Acre (1995), mestre em Conservação e Desenvolvimento Tropical (TCD)/Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida (2001) e Ph.D em Geografia pela Universidade da Flórida (2008). Suas principais áreas de atuação estão na interface entre meio ambiente e desenvolvimento, principalmente nos seguintes temas: análise de planejamento territorial, mudanças de uso e cobertura da terra, modelos de unidades de conservação e populações tradicionais, planejamento e desenvolvimento rural sustentável, análise socioeconomica de sistemas produtivos de pequenos produtores familiares, compensação por serviços ambientais, e dimensões humanas de mudanças climáticas globais.
_____________________________________________________________________________________________________________
Dídac Santos Fita ( Prof. Visitante)
Professor Visitante (Estrangeiro) no INEAF - UFPA. É Graduado em Biologia pela Universidad de Barcelona (UB, 2003) e Diplomado de Pós-Graduação em Formação Básica em Antropologia Social pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB, 2005), Espanha. Mestrado em Zoologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, 2008), llhéus, Bahia. Doutorado em Ciências em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável por El Colegio de la Frontera Sur (ECOSUR, 2013) e Pós-Doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM, 2015), México. É editor Associado da revista Etnobiología (ISSN: 1665-2703). Tem experiência em ensino, extensão e pesquisa, em área interdisciplinar, nos seguintes temas: a) Etnobiologia e Etnoecologia; b) Relações Sociedade - Natureza(s); c) Uso, manejo e conservação da fauna silvestre. Caça; d) Políticas públicas. Direito Consuetudinário. Patrimônio Biocultural; e) Identidade cultural e Processos territoriais.
_____________________________________________________________________________________________________________
Fábio Leandro Halmenschlager
Graduado em Licenciatura em Ciências Agrárias, possui mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (2004). Atualmente cursa Doutorado em Antropologia na Universidade Federal Fluminense. Desde 2008 é professor da Universidade Federal do Pará, atualmente lotado no Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural - NCADR/NEAF. Tem experiência em desenvolvimento rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar; desenvolvimento sustentável; extensão rural; políticas públicas; habilidades e competências para o desenvolvimento rural; dinâmicas territoriais.
_____________________________________________________________________________________________________________
Flávio Bezerra Barros
Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE, 2000), Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2002) e Doutorado em Biologia da Conservação (2011) pela Universidade de Lisboa, Portugal. É Professor Adjunto e Diretor do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como docente-pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (NCADR-UFPA) e Antropologia (IFCH-UFPA), tendo sido coordenador no primeiro (2012-2015). Participa ainda como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). É editor-chefe (junto a William Assis e Gutemberg Guerra) da Revista Agricultura Familiar: Pesquisa e Desenvolvimento, da UFPA. É membro da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da International Society of Ethnobiology (ISE) e da Associação Latino-Americana de Etnobiologia (SOLAE). Tem experiência em ensino, pesquisa, extensão em área interdisciplinar, com enfoque nos seguintes temas: Etnoconservação e Desenvolviemento Rural, Etnobiologia e Etnoecologia, Antropologia Rural, Relação Sociedade e Natureza, Reservas Extrativistas e Educação do Campo.
_____________________________________________________________________________________________________________
Hilma Lúcia Tavares Dias
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1986), residencia em Enfermidades Infecciosas dos Animais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Estadual Paulista (1995), doutorado em Ciências Biológicas: Ciência Animal (2000), pós-doutoramento em Bacteriologia na Universidade Autonoma de Barcelona/Centro de Investigación en Sanidad Animal (CReSA)/Espanha (2008). Atua como Professora Associado na Universidade Federal do Pará. Desenvolve pesquisas na área de Microbiologia (ênfase em Bacteriologia), atuando nos seguintes temas: Doenças Infecciosas de animais, Zoonoses, Saúde Pública e Epidemiologia.
_____________________________________________________________________________________________________________
Lívia de Freitas Navegantes Alves
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1993), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (1999) e doutorado em Agroecossistemas - SUPAGRO (Montpellier - França, 2011). É professora da Universidade Federal do Pará, desde 2001, lotada, atualmente, no Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural / Mestrado em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável. É pesquisadora Associada da rede Strategic Monitoring of South-American Regional Transformation, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas agrícolas, sistemas de produção amazônicos, ecossistemas de pastagens, agroecossistemas amazônicos, agricultura familiar e desenvolvimento rural.
_____________________________________________________________________________________________________________
Luis Mauro Santos Silva
Agrônomo de formação (UFAM) possui mestrado em Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento sustentável pela Universidade Federal do Pará (2002) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Desde 1995 é docente-pesquisador da UFPA, do NCADR e, desde 2011, do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação da UNIFESSPA, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Sociedade na Amazônia (PDTSA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e diagnóstico agronômico, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagem sistêmica aplicada na agronomia, sistema de cultivo, agricultura familiar, diagnóstico agronômico e agricultura de fronteira agrícola e avaliação da sustentabilidade ampla de agroecossistemas, perspectiva de desenvolvimento agroecológico e temas correlatos. Atualmente compõe a Rede Nacional de Núcleos de Agroecologia e é sócio da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA); a Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção (SBSP). Em 2015 concluiu estágio Pós-doutoral na UFRPE, ligado ao Departamento de Educação - Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX) e Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC/DED/UFRPE). Atualmente e professor Associado I no NCADR/UFPA.
_____________________________________________________________________________________________________________
Maria das Graças Pires Sablayrolles
Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), Mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1990) e Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é Professora Associada 2, da Universidade Federal do Pará, atuando no Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural. Atua a nível de graduação nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas (ICB), Farmácia e Agronomia da UFPA. É sócia fundadora e conselheira da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), sócia da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Tem experiência em ensino (de graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão na área de Botânica, com ênfase em : Morfologia vegetal, Sistemática de Fanerógamas, Botânica Aplicada e Etnobotânica. Atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade, uso, manejo e gestão de recursos vegetais, agrobiodiversidade em sistemas de produção familiares, saberes e práticas associados aos recursos naturais, especialmente vegetais, por populações tradicionais, rurais, urbanas e peri-urbanas.
_____________________________________________________________________________________________________________
Maurício Gonsalves Torres
Mestre e Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, com pesquisas sobre conflitos territoriais envolvendo povos e comunidades tradicionais na Amazônia. Perito ad-hoc da Procuradoria da República em Santarém-PA, do Ministério Público Federal (MPF-PRPA), Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Professor adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA).
_____________________________________________________________________________________________________________
Myriam Cyntia Cesar de Oliveira
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1993), mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentá pela Universidade Federal do Pará (2002) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é adjunto 3 da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Dinâmicas socioambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, dinâmicas agrárias, dinâmicas socioambientais, relações sociedade-natureza, Amazônia, agricultura familiar de fronteira e amazônia oriental.
_____________________________________________________________________________________________________________
Monique Medeiros
Professora Adjunta na Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando no Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF). Pesquisadora Permanente no Programa de Pós Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA/UFPA). Doutora em Agroecossistemas, na área de Desenvolvimento Rural Sustentável, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/PPGA), com Estágio de Doutorado Sanduíche na Unité Mixte de Recherche - Acteurs, ressources et territoires dans le développement (ARTDev) - Université de Montpellier 3 - França (CAPES/COFECUB). Pós-Doutora também na área de Desenvolvimento Rural Sustentável pela UFSC/PPGA. Possui mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011) e graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Julio de Mesquita Filho (2008). Atualmente, é pesquisadora do Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (LEMATE), Vice-líder do Grupo de Pesquisa Inovação, Sociedade e Eco-territorialidades e Líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Rural e Inovação Sociotécnica (DRIS). Os principais temas de trabalho e pesquisa são: diversidade de conhecimentos relacionados ao uso da biodiversidade, desenvolvimento rural, agricultura familiar, associativismo e cooperativismo e tecnologias e inovações sociais
_____________________________________________________________________________________________________________
Noemi Sakiara Miyasaka Porro
É pesquisadora e professora na Universidade Federal do Pará, tendo a graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz da Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Conservação Tropical e Desenvolvimento pelo Centro de Estudos Latino Americanos da University of Florida (1997) e doutorado em Antropologia Social pela University of Florida (2002). Desde 1986 colaboro com as organizações sociais do movimento social das Quebradeiras de Coco Babaçu. Em 2008, ingressou na UFPA como professora efetiva no Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural e coordenou o Pograma de Pós graduação em Agriculturas Amazônicas, área Interdisciplinar, sendo docente no Mestrado em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável. Atua em pesquisa, ensino e ação pública, principalmente nos seguintes temas: conflitos sociais, conhecimento tradicional, gestão de recursos naturais, Amazônia, desenvolvimento agrícola e florestal, relações sociais de gênero e entre gerações na unidade familiar de produção, acordos empresa-comunidade e manejo florestal comunitário.
_____________________________________________________________________________________________________________
Paulo Fernando da Silva Martins
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1974), especialização em Planejamento Educacional (1977) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1978) e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz USP (1986). Foi professor adjunto IV da Universidade Federal Rural da Amazônia até agosto de 2006. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, Extensão e Desenvolvimento rural, atuando principalmente em temas relacionados com a agricultura familiar através de um esforço interdisciplinar buscando a interação entre ciência agronômica, ciências ambientais e ciências sociais. Foi bolsistas em Estágio Sênior no Exterior pela CAPES em 2013 na realização de pós-doutorado no Centre de Coopération International en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD), Maison de Teledection, Montpellier, França.
_____________________________________________________________________________________________________________
Philippe Jean Louis Sablayrolles
Bacharelado de Engenharia Agronômica pela Ecole Nationale Superieure Agronomique de Rennes-ENSAR (1989), Especialização em Desenvolvimento agrícola pelo Institut National Agronomique Paris Grignon - INA-PG (1989), Doutor em Economia e Desenvolvimento pelo Institut National Agronomique Paris Grignon - INA-PG (2004). Experiência em agronomia, economia agrícola e florestal, com foco nos temas: agricultura familiar, agricultura sustentável, manejo florestal sustentável, política pública e Amazônia. Atualmente professor do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Principais competências : 1) Inovações técnicas e organizacionais na agricultura familiar;2) Economia agrícola e rural;3) Manejo sustentável de florestas nativas; 4) Políticas públicas para agricultura familiar e Mercados Institucionais; 5) Coordenação operacional e administrativa de projetos de desenvolvimento; 6) Gestão de arranjos de instituições para o desenvolvimento sustentável e a gestão territorial; 7) Formação de recursos humanos, inclusive à nível superior.
_____________________________________________________________________________________________________________
Sonia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1978), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1983), doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Para e em Sociologia pela Université Paris 13 (2007). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Para, vinculada ao Nucleo Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural. Nesta Universidade, é também Professora do Programa de Pos-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/FFCH). do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA/NCADR); e do Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA).
_____________________________________________________________________________________________________________
Soraya Abreu de Carvalho
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1994), especialização em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável(1995), mestrado em Sistema de Criação no programa - Estudos Aprofundados Meio Ambiente -Tempo-Sociedade pelo Instituto Nacional de Agronomia -Paris e Grignon - França em 2000 e doutora em 2010 pelo Programa ABIES na AgroParisTech na França. É professora efetiva da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Sistema de Criação, atuando principalmente nos seguintes temas: pecuária leiteira familiar, manejo pastagens.
_____________________________________________________________________________________________________________
Thomas Ludewigs
Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiróz", Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), 1991. Mestrado em Agricultura Sustentável, com ênfase em Sistemas Agroflorestais pelo Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enzenanza (CATIE - Costa Rica), 1997. PhD em Ciências Ambientais pela Indiana University (IU - EUA), 2006. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Praá, lotado no Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares. Tem interesse em alternativas econômicas ao desflorestamento na Amazônia e no Cerrado; serviços ambientais e redução de pobreza; planejamento territorial e reforma agrária; políticas públicas e meio ambiente.
_____________________________________________________________________________________________________________
William Santos de Assis
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1985), Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1998) e Doutor em Ciências (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/CPDA - 2007). Atualmente é professor adjunto IV e Coordenador (biênio 2016/2017) do programa de pós-graduação Agriculturas Amazônicas (PPGAA), curso de Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável (MAFDS) do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Pará/Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Amazônia Oriental/EMBRAPA. Pós-Doutorado no PGDR/UFRGS (fevereiro de 2011 a janeiro de 2012). Desenvolve pesquisa em políticas públicas, desenvolvimento rural, desenvolvimento territorial e sociologia rural.
Redes Sociais