Conferência: Ambiente, sociedades e territorialidades em contextos rurais
Ocorreu no dia 19 de setembro de 2019, no Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares – INEAF, na Universidade Federal do Pará, dentro da ação Espaço Interações, a conferência Ambiente, sociedades e territorialidades em contextos rurais. Foram conferencistas o Prof. Dr. Otávio do Canto (NUMA/PPGEDAM/UFPA), discutindo sobre Meio ambiente e ordenamento territorial em áreas inundáveis, a Prof.ª Dr.ª Flávia Charão Marques (PPGDR/UFRGS), tratando do tema Reconfigurações sociotécnicas nos territórios: a criatividade e as práticas em perspectiva, e o Prof. Dr. Alberto Arce (Wageningen University), discutindo sobre Contra-desenvolvimento: modernidades, atores sociais e as cosmopolíticas.
Da esquerda para direita, Prof.ª Dr.ª Angela May Steward (Coordenadora do PPGAA), Prof. Dr. Otávio do Canto, Prof.ª Dr.ª Flávia Charão e Prof. Dr. Alberto Acer. Foto: Setor de Comunicação INEAF/UFPA
O público presente teve participação de docentes da UFPA, servidores técnicos-administrativos, discentes do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, do curso de Especialização em Sistemas Agroextrativistas para Territórios de Uso Comum na Amazônia, dos cursos de Mestrado e Doutorado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável (MAFDS e DAFDS / PPGAA), além de ex-alunos do INEAF e demais membros da comunidade acadêmica.
Conferência Ambiente, sociedades e territorialidades em contextos rurais, no Espaço Interações, Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares. Foto: Setor de Comunicação INEAF/UFPA
A conferência apresentou perspectivas de distintos pesquisadores sobre os novos rumos para o desenvolvimento rural no cenário político e econômico do Brasil, em especial na Amazônia. O Prof. Dr. Otávio do Canto abordou pontos como Amazônia dada como pluralidade, território usado, território abrigo, território recurso, território aceitável, conflitos socioambientais, cartografia participativa e desenvolvimento sustentável, dentre outros. A Prof.ª Dr.ª Flávia Charão tratou da invisibilização da diferenciação tecnológica da agricultura, desenvolvimento aceitável, inovação, tensão nos territórios, cursos e ação e processos de mudança, convívio com problemas apresentados, entre outros pontos. O Prof. Dr. Alberto Acer falou aos presentes sobre ciência e conhecimento dado por processos cognitivos, sociomaterialidade, política de vida, cibernética, participação social, políticas públicas, adaptação e conhecimento local, além de outros temas.
Por fim a coordenadora do PPGAA, Prof.ª Dr.ª Angela May Steward agradeceu a presença dos conferencistas e demais participantes, falou da importância do diálogo acadêmico da problemática apresentada e ainda explicou que o Espaço Interações é um espaço aberto para o debate na realidade dos dias atuais. A docente informou ainda, que pelo período da tarde, ocorreria a reunião de trabalho no PPGAA, com a participação da Prof.ª Dr.ª Flávia Charão Marques e do Prof. Dr. Alberto Arce, no sentido de aumentar a aproximação entre instituições de pesquisa e o buscando aumentar a redes de pesquisadores e instituições nacionais e internacionais. A reunião de trabalho teve o envolvimento dos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS) e Agriculturas Amazônicas (PPGAA/UFPA).
Por Moacir J. M. Pereira
Setor de Comunicação INEAF
Abaixo você pode ouvir os trechos da conferência.
Apresentação da Conferência - Prof.ª Dr.ª Angela May Steward
Conferencista Prof. Dr. Otávio do Canto
Conferencista Prof.ª Dr.ª Flávia Charão
Conferencista Prof. Dr. Alberto Acer
1º Bloco de Perguntas
Respostas primeiro bloco Prof. Dr. Otávio do Canto
Respostas primeiro bloco Prof.ª Dr.ª Flávia Charão
Respostas primeiro bloco Prof. Dr. Alberto Acer
2º Bloco de Perguntas
Respostas segundo bloco Prof. Dr. Otávio do Canto
Respostas segundo bloco Prof.ª Dr.ª Flávia Charão
Respostas segundo bloco Prof. Dr. Alberto Acer
Agradecimentos - Prof.ª Dr.ª Angela May Steward
Redes Sociais