Docentes do Ineaf participam de atividade internacional no âmbito do projeto PREFALC em Clermont-Ferrand, França
Na última quarta-feira, 20 de janeiro 2022, Sonia Magalhães e Monique Medeiros, docentes do Instituto amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf), da UFPA, apresentaram suas pesquisas para um conjunto de discentes, docentes e pesquisadores vinculados ao mestrado especializado ACTERRA das Instituições AgroParisTech/INRAE, em Clermont-Ferrand, na França. As apresentações se deram no módulo da formação de mestrado referente a « Abordagens participativas e projetos de território ». Com a exposição intitulada « Modalités de participation publique et conflits au Brésil », Sonia Magalhães compartilhou, de forma remota, suas pesquisas realizadas em Belo Monte, enfatizando a especificidade da participação de povos e comunidades tradicionais em contexto dos grandes projetos. Monique Medeiros, em sua palestra « Dynamique de la connaissance et de l'innovation autour de la construction de l'agroécologie brésilienne », de forma presencial, falou sobre seus trabalhos relativos à construção de conhecimentos e inovações agroecológicos no sul e norte do Brasil.
Docente Monique Medeiros dialogando no evento / Foto: Acervo do PREFALC |
A participação das docentes do Ineaf nesse espaço está relacionada a uma missão científica que se dá no quadro de articulações de pesquisadores brasileiros, argentinos e franceses, em torno do projeto « Prospective participative pour un développement territorial articulant agriculture et villes moyennes en Argentine, Brésil et France », financiado pelo Prefalc (Dispositif Regional de Cooperation Universitaire en Reseau France - Amérique Latine - Caraïbe). O projeto coordenado pela docente e pesquisadora francesa Sylvie Lardon, emergiu no âmbito da Rede de cooperação internacional AgriTerris, da qual pesquisadores e pesquisadoras do Ineaf fazem parte desde 2007. Ainda no quadro dessa missão institucional, Monique Medeiros (presencialmente) e William de Assis (remotamente) apresentaram características socioeconômicas, ambientais e culturais do município de Irituia, no Nordeste Paraense, onde os mesmos estudantes desse mestrado terão a oportunidade de passar 10 dias, colocando em prática metodologias participativas trabalhadas nesse módulo do mestrado. Essa oportunidade também acontecerá vinculada ao projeto financiado pelo Prefalc.
Docente Sônia Magalhães em transmissão remota / Foto: Acervo do PREFALC |
O módulo, que teve início no dia 17 de janeiro, tem previsão de finalização no dia 28 do mesmo mês. Monique Medeiros segue presencialmente, em Clermont-Ferrand, junto com colegas franceses e argentinos, participando de demais atividades vinculadas à missão científica. Nessa oportunidade, decisões relativas à organização da nova missão científica em Irituia, Pará, serão tomadas de modo a preparar o acolhimento dos/das colegas e estudantes franceses em campo brasileiro. Ademais, pretende-se com essa oportunidade estreitar os laços interinstitucionais e refletir sobre novas oportunidades de articulação científica, envolvendo, sobretudo, estudantes da graduação em Desenvolvimento Rural, da pós-graduação em Agriculturas Amazônicas, docentes/pesquisadores do Ineaf, além de servidores técnicos.
Docente Monique Medeiros fazendo sua apresentação / Foto: Acervo do PREFALC |
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