Docente do INEAF (UFPA), em conjunto com colegas da UFRB e da UFSC, realiza missão científica na França, no âmbito de projeto BRAFAGRI
Entre os dias 06 e 10 de novembro, a docente Monique Medeiros, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (UFPA), juntamente com os colegas Oldair Del’Arco Vinhas Costa e Thomas Vincent Gloaguen, ambos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e de Paulo Emilio Lovato, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizou uma missão científica no âmbito do projeto “Agriculturas Familiares e sistemas agroalimentares territorializados: (co)construções de conhecimento para o enfrentamento da pobreza rural – AGRIFAM 2023/2026”.
Na foto, Monique, Oldair, Thomas e Paulo com os parceiros do Institut Agro Dijon |
O projeto faz parte do Programa Brasil França Agricultura (BRAFAGRI) e, pelo lado brasileiro, é financiado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), enquanto, pelo lado francês, conta com a apoio da Direction Générale de l'Enseignement et de la Recherche du Ministère de l'Agriculture et de l’Alimentation (DGER).
O objetivo cerne deste projeto é o estabelecimento de parcerias transnacionais duráveis entre a UFRB, UFPA, UFSC, Bordeaux Sciences Agro, Institut Agro - Dijon e Montpellier - e VetAgro Sup (Clermont-Ferrand), para trocas complementares, nos domínios do ensino, da pesquisa, da inovação e sua aplicação social, por meio dos futuros profissionais da área de Agronomia e de Desenvolvimento Rural.
No Brasil, o projeto conta com a coordenação geral de Daniela Pacífico (UFSC) e com as coordenações regionais de Monique Medeiros (UFPA) e de Roberta Alessandra Bruschi Gonçalves Gloaguen (UFRB). Na França, a coordenação geral é realizada por Camille Cholet (Bordeaux Sciences Agro).
Na referida missão, os docentes Monique, Oldair e Thomas dialogaram com colegas de Bordeaux Sciences Agro e do Institut Agro (Dijon e Montpellier) e o docente Paulo com os colegas de Bordeaux Sciences Agro, do Institut Agro (Dijon) e com VetAgro Sup. Os diálogos tinham como intuito reforçar a cooperação internacional com essas instituições e planejar os próximos passos de mobilidade de estudantes no âmbito desse projeto. Nessa oportunidade, Monique apresentou aos parceiros a graduação em desenvolvimento rural (vinculada à Faculdade de Desenvolvimento Rural/INEAF) e discutiu com eles sobre a mobilidade dos estudantes da FACDES para a França e de estudantes franceses para o INEAF, o que deve ocorrer no segundo semestre de 2024.
Nesse momento, oito estudantes da Faculdade de Desenvolvimento Rural estão se preparando para concorrer às vagas para a mobilidade para a França. A Faculdade terá, no ano de 2024, três vagas disponíveis para seus estudantes realizarem o intercâmbio, e, no ano de 2025, a mesma quantidade de vagas. Cada estudante poderá permanecer na instituição parceira por até 12 meses.
Vale destacar que a preparação dos estudantes da FACDES conta com os esforços e com o apoio institucional da Pró-Reitoria de Relações Internacionais, da UFPA, e do Instituto de Letras e Comunicação dessa mesma Universidade.
Redes Sociais