Docentes da UFPA são selecionadas pela Fulbright Brasil como pesquisadoras visitantes em Universidade dos Estados Unidos
As docentes Katiane Silva (do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) e Monique Medeiros (do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares - INEAF), ambas vinculadas ao Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA), da Universidade Federal do Pará, foram selecionadas para atuarem como Pesquisadoras Visitantes na University of Georgia - UGA, em Geórgia, nos Estados Unidos.
Katiane concorreu à uma vaga do edital Fulbright para Professor e Pesquisador Visitante e Monique para uma vaga do edital de Professor e Pesquisador Visitante Junior.
A seleção delas possibilitará que, durante o primeiro semestre de 2025, ambas participem de reuniões de grupos de pesquisa na UGA e interajam com docentes e estudantes de pós-graduação dessa universidade, através da realização de seminários, participação em aulas e coorientações. Essas atividades estarão conectadas com o propósito da elaboração de artigos científicos a serem submetidos a revistas científicas internacionais, bem como da co-construção de projetos de pesquisa.
A mobilidade reforçará os laços acadêmico-científicos entre a UFPA e a UGA, mais precisamente entre essas docentes e os professores Gregory Thaler (do Departamento de Relações Internacionais) e Don Nelson (do Departamento de Antropologia).
Vale mencionar que, desde 2019, professores e estudantes do INEAF/PPGAA colaboram com colegas da UGA por meio da “Iniciativa de Governança de Recursos Naturais do Brasil” – BNRGI. A iniciativa em questão enfatiza a natureza transdisciplinar da governança de recursos, integrando acadêmicos e profissionais, apoiando intercâmbios de pesquisa e projetos conjuntos e desenvolvendo uma plataforma online para facilitação da troca e construção de conhecimentos. Como resultado dos esforços dessa iniciativa, o PPGAA teve um de seus estudantes beneficiado com uma bolsa de doutorado “sanduíche” da CAPES, para permanecer seis meses na UGA. E, da mesma forma, o Programa já recebeu um estudante de doutorado da UGA.
Vislumbra-se, com os reforços dos laços institucionais, a abertura de novas oportunidades de intercâmbio, em especial, para as e os estudantes da UFPA.
A oportunidade de mobilidade que as duas docentes da UFPA estão vivenciando ressalta a relevância da Comissão Fulbright Brasil, a qual tem o status de organização internacional vinculada aos governos do Brasil e dos Estados Unidos, e seus trabalhos intensos na divulgação de editais, no estímulo à participação docente e discente nas seleções e na retroalimentação da relação bilateral.
Texto: Institucional
Imagem: Divulgação PROINTER
Redes Sociais