Página inicial > Últimas Notícias > Guardiões e Guardiãs de Sementes: Construindo Soberania Alimentar na Amazônia

Guardiões e Guardiãs de Sementes: Construindo Soberania Alimentar na Amazônia

• Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2024, 19h33
  • Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2024, 19h33

O Movimento Camponês Popular (MCP) e o Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares da Universidade Federal do Pará (Ineaf/UFPA) se uniram para elaborar a produção audiovisual “Guardiões e Guardiãs de Sementes: Construindo Soberania Alimentar na Amazônia”. Essa produção artística destaca o importante papel dos camponeses e camponesas na conservação da agrobiodiversidade que, por meio de práticas sociais, como as trocas de sementes e conhecimentos, seguem preservando o patrimônio cultural alimentar e, ao mesmo tempo, garantindo a soberania e segurança alimentar e nutricional das famílias e também da sociedade em geral. O filme é produto de uma parceria que envolve uma rede de colaboração entre organizações do Peru, Equador e Brasil, como a ANPE (Peru), CEA (Equador), Centro Ecológico (Brasil) e o Ineaf/UFPA (Brasil), por meio do Projeto “Intercâmbio de Aprendizagem Referidos aos Sistemas de Garantias Participativas, Mercados Territoriais, Sistemas Agroflorestais e Manejo de Florestas Tropicais Aplicados na Amazônia Tropical do Peru, Equador e Brasil”. Essa produção retrata, por meio de registros de entrevistas e imagens de uma oficina sobre sementes crioulas com camponeses e camponesas integrantes do MCP e outros movimentos, como o conhecimento ancestral, os processos de domesticação e as práticas sustentáveis de manejo da agrobiodiversidade são fundamentais para a construção da soberania alimentar na Amazônia. Princípios como agroecologia, agricultura familiar e bem viver estão na base de todo esse processo.