Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Profor-EXT integra agentes locais de formação dos assentamentos e inicia etapa de diagnóstico
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Profor-EXT integra agentes locais de formação dos assentamentos e inicia etapa de diagnóstico

  • Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 19h12
  • Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 19h56

A equipe do Projeto de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural (Profor-EXT) da Universidade Federal do Pará (UFPA) esteve nos assentamentos PA Olho D’Água II em Moju-PA, e PAE Caripetuba em Abaetetuba-PA, respectivamente nos dias 18 e 19 de maio/24, conduzindo as reuniões de integração dos Agentes Locais de Formação (ALFs). Após alinhamento com INCRA, foram apresentadas a estrutura organizacional e operacional do projeto e atividades a serem desenvolvidas nas próximas etapas, discutindo-se as agendas de trabalho com as comunidades. Com objetivo de co-construir os processos de formação, a equipe trabalhou a partir de metodologias participativas para levantar as principais demandas dos territórios, a serem analisadas como eixos estratégicos da execução do projeto. As comunidades puderam sanar suas dúvidas e fizeram avaliações positivas desse momento, demonstrando grande receptividade, interesse e disposição para evoluir em conjunto nessa jornada.

Figura 1. Reunião da Coordenação Profor-EXT, regionais UFPA e UFRA, realizada no INCRA, dia 14/05/24, para alinhamento sobre ações nos territórios/assentamentos.


As comunidades indicaram dez jovens que foram envolvidos diretamente à equipe técnica do projeto, como ALFs. Eles participaram da semana de formação preparatória, entre os dias 10 e 15 de junho, no Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF/UFPA) em Belém-PA. De acordo com a coordenação regional do projeto, esse processo de inclusão é fundamental não só para capacitação e valorização desses jovens, mas também é uma oportunidade dialógica riquíssima na troca de saberes diversos entre as comunidades do campo e das florestas e a comunidade acadêmica.

Acessar notícia completa no site da FACDES

registrado em:
Fim do conteúdo da página