Entre o Clima e os Interesses Econômicos: Discussões Globais sobre Mudanças Climáticas
Refletir sobre mudanças climáticas a partir do contexto Amazônico se configura como um grande desafio para os amazônidas, que vai além do limite político da fronteira territorial brasileira, o desafio é global. A agenda climática e o papel do Brasil nesse debate são centrais na COP 30, que ocorrerá em Belém, no Estado do Pará, Norte do Brasil, em novembro de 2025.
Figura 1: Professores, discentes e o palestrante Gustavo Furini/Instituto Ambiental da Amazônia (IPAM). Fonte: Silvia Teixeira, discente PPGAA (2022). |
O texto completo disponível no link abaixo, é resultado da aula que ocorreu no dia 13 de novembro de 2024, no Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), na Universidade Federal do Pará (UFPA). A aula teve como convidado Gustavo Furini, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). Além do Professor Frederico Brandão/INEAF e Ferdnando Brito (doutorando do PPGAA/INEAF), os quais fizeram explanações complementares acerca do tema “Da Rio92 à COP30 em Belém: a evolução da agenda global de clima e o papel do Brasil”, dentro da Disciplina Mudanças Climáticas Globais e a Amazônia, coordenada pelos Professores Valério Gomes e Frederico Brandão.
Texto completo da aula aqui: Entre o Clima e os Interesses Econômicos - versão completa
Redes Sociais