Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Participação dos Discentes do Ineaf no 2º Seminário Estadual e Feira de Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas, organizado pelo Movimento Camponês Popular
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Participação dos Discentes do Ineaf no 2º Seminário Estadual e Feira de Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas, organizado pelo Movimento Camponês Popular

  • Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2024, 13h51
  • Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2024, 14h04

Os discentes Manoel Silva, Larrisa Correa, Alessandro Sousa,  Izaura Tavares, Cássio Jefferson, Gean Garcia, Lucas Piedade, Ilma Solange e Edivar Nascimento, das turmas de Desenvolvimento Rural do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf) tiveram a oportunidade de participar do 2º Seminário Estadual e Feira de Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas, realizado de 12 a 14 de dezembro em Igarapé-Açu, Pará. Essa experiência se revelou extremamente enriquecedora, proporcionando um espaço valioso para aprendizado e troca de saberes.

Durante o evento, os estudantes puderam vivenciar a realidade dos movimentos sociais que atuam na promoção da sustentabilidade e da soberania alimentar. A interação com camponeses, professores e pesquisadores possibilitou uma discussão profunda sobre a importância das sementes crioulas e seu papel na preservação da biodiversidade. Essa troca de experiências foi fundamental para ampliar a compreensão dos discentes sobre os desafios e as práticas que envolvem a agrobiodiversidade.

Também participaram do evento Anderson Pedrini, egresso do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) e Deise Lima Oliveira, estudante do PPGAA do Ineaf.

Além disso, a participação no seminário permitiu que os alunos se conectassem com debates relevantes, como os que ocorrerão na COP30, ampliando sua visão sobre questões ambientais e sociais em um contexto global. A vivência junto aos movimentos sociais fortaleceu não apenas o aprendizado teórico, mas também a formação de uma consciência crítica e comprometida com a realidade do campo.

Além dos estudantes de Desenvolvimento Rural, o evento também contou com os discentes do curso de Tecnologia em Agroecologia da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (FADECAM), da Universidade Federal do Pará, Campus Abaetetuba. A participação de Gisely Moraes, Adriany Fonseca, Nataly Santos e Elionai Vilhena foi fundamental para enriquecer o debate sobre práticas agroecológicas e a valorização das sementes crioulas.


Essa vivência prática permitiu que os discentes compreendessem ainda sobre a importância da agrobiodiversidade na construção de sistemas agrícolas sustentáveis e na preservação do meio ambiente. As discussões sobre o papel das sementes crioulas na segurança alimentar e na biodiversidade foram especialmente relevantes, oferecendo uma perspectiva valiosa para a formação dos futuros profissionais da agroecologia.

A participação ativa dos estudantes do Ineaf e dos estudantes de Agroecologia neste seminário foi uma experiência riquíssima, que certamente irá contribuir significativamente para sua formação acadêmica e profissional. Eles retornaram com novos conhecimentos, habilidades e uma rede de contatos que certamente enriquecerá suas trajetórias futuras. Essa vivência reafirma a importância da participação de estudantes em eventos extraclasse, como esse, na construção de um futuro mais sustentável e justo. E, ainda reafirma a importância de experiências como esta no rompimento da barreira entre os muros da Universidade e das salas de aula, com a vivência real dos povos e comunidades e movimentos sociais.

Texto: Deise Lima.

registrado em:
Fim do conteúdo da página