Docente do Ineaf/UFPA amplia cooperação internacional em estágios como pesquisadora visitante nos EUA e na Espanha
A professora Monique Medeiros, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf/UFPA), está afastada de suas atividades docentes desde janeiro de 2025 para realizar um período de pesquisa internacional como pesquisadora visitante, com apoio de bolsas concedidas por importantes instituições de fomento à pesquisa científica.
Entre janeiro e maio, a docente esteve vinculada ao Departamento de Antropologia da University of Georgia (UGA), nos Estados Unidos, sob a supervisão do professor Don R. Nelson. Durante sua estadia, participou de disciplinas ministradas pelo professor, apresentou resultados de suas pesquisas em andamento no Brasil, liderou a produção de artigos científicos e a elaboração de um projeto de pesquisa internacional com colegas da UGA e de universidades da Colômbia e do Peru. A proposta foi submetida a uma chamada do CNPq voltada à cooperação internacional. Essa etapa da pesquisa foi viabilizada com apoio da bolsa Fulbright Brasil para Pesquisadores Visitantes Júnior, concedida à docente.
Saiba mais: Perfil da pesquisadora na Fulbright
Em parceria com o professor Don Nelson, Monique Medeiros também teve duas propostas aprovadas para a Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM 2025), que ocorrerá em agosto em Salvador (BA), uma mesa de discussão e um grupo de trabalho, ambos voltados a debates sobre epistemologias da água e insegurança hídrica na Amazônia.
Acesse a programação:
Além disso, teve uma proposta aprovada para apresentação no XIX World Water Congress, que ocorrerá em dezembro deste ano, em Marrakesh, no Marrocos. A proposta foi elaborada em coautoria com Don Nelson e Pamela Giselle Katic, da University of Greenwich (Reino Unido).
Saiba mais: World Water Congress
Atualmente, no mês de julho, a professora Monique dá continuidade à sua agenda internacional como pesquisadora visitante na Universidade de Vigo (UVigo), na Espanha. Lá, está vinculada ao Post-Growth Innovation Lab, coordenado pelo professor Mario Pansera, referência nos estudos sobre inovação social, economias alternativas e transições pós-crescimento.
Saiba mais: Post-Growth Innovation Lab
Em Pontevedra, onde está sediado o laboratório, a professora tem participado de reuniões com pesquisadoras e pesquisadores da Espanha e de outros países, além de apresentar resultados parciais de suas pesquisas desenvolvidas em parceria com comunidades quilombolas do Arquipélago do Marajó (PA). Nesse período, também lidera a submissão de uma proposta preliminar para integrar um projeto institucional da UFPA, no âmbito da chamada Capes Global, e coordena a organização de uma mesa temática no 8º Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura (8º EBPC), que será realizado em outubro, em Brasília — ambas as iniciativas com a participação do professor Mario Pansera.
Saiba mais: 8º EBPC
Sua participação na Espanha está sendo financiada por uma bolsa concedida no âmbito da chamada ERC–CONFAP–CNPq Call 2023, destinada ao fortalecimento da cooperação científica entre Europa e Brasil.
Detalhes da chamada: CONFAP – CNPq – ERC Call 2023
- Monique Medeiros e Donald R. Nelson, em frente ao Departamento de Antropologia, na Universidade da Geórgia em Athens, Geórgia (EUA). Janeiro/ 2025.
- Reunião de trabalho no Departamento de Antropologia, na Universidade da Geórgia em Athens, Geórgia (EUA). Fevereiro/2025.
- Pesquisadoras e pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Post-Growth Inovation (Universidade de Vigo), em Pontevedra, na Espanha. Julho/2025.
Redes Sociais