Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mudanças climáticas e protagonismo camponês são temas do Círculo de Diálogos, organizado pelo GEDAF, promovido por NUMA e INEAF
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Mudanças climáticas e protagonismo camponês são temas do Círculo de Diálogos, organizado pelo GEDAF, promovido por NUMA e INEAF

  • Publicado: Quarta, 06 de Agosto de 2025, 20h24
  • Última atualização em Quarta, 06 de Agosto de 2025, 20h28

Evento: Mudanças climáticas e protagonismo camponês são temas do Círculo de Diálogos, organizado pelo Grupo de Estudos Diversidade Socioagroambiental na Amazônia- Núcleo de Estudos em Agroecologia (GEDAF-NEA) e promovido pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) e Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF) ambos da Universidade Federal do Pará.

No dia 11 de agosto, o NUMA será palco do Círculo de Diálogos Camponeses na Amazônia e as Mudanças Climáticas, um espaço de troca de saberes e reflexões sobre os desafios e protagonismo das populações camponesas amazônicas frente às transformações socioambientais. Em um momento em que Belém se prepara para sediar a COP 30, neste ano, o evento se insere para a visibilização das experiências de quem vive e resiste nos territórios mais impactados pelas mudanças climáticas.

A programação conta com conferência de abertura da Profª Dra. Sônia Magalhães (INEAF-UFPA), seguida de palestras que abordam temas como saberes tradicionais, práticas agrícolas, governança em assentamentos agroextrativistas e agroflorestas, todas baseadas em pesquisas desenvolvidas por integrantes do Grupo de Estudos Diversidade Socioagroambiental na Amazônia – Núcleo de Estudos em Agroecologia (GEDAF - NEA). Essas apresentações trazem resultados de teses que evidenciam a diversidade e a resistência das experiências camponesas na Amazônia diante das mudanças climáticas.

O evento também contará com o lançamento do livro "Várzeas Estuarinas do Baixo Rio Tocantins: Uso Sustentável por Ribeirinhos e Agricultores", que marca a trajetória acadêmica e de pesquisa do professor Paulo Martins (GEDAF/INEAF/UFPA), recentemente aposentado, deixando um importante legado sobre os territórios e modos de vida ribeirinhos na Amazônia. 

O evento é uma realização conjunta do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA) e do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF/UFPA) através do GEDAF - NEA e integra a agenda Ciência e Vozes da Amazônia rumo à COP30.

As inscrições serão gratuitas e feitas no local do evento, confira a programação completa!

Organização: Grupo de Estudos Diversidade Socioagroambiental na Amazônia - Núcleo de Estudos em Agroecologia (GEDAF - NEA)

Comissão organizadora:

Prof. Aquiles Simões (GEDAF - NEA/NUMA/UFPA)
Profa. Ana Júlia Salheb (GEDAF - NEA/INEAF/UFPA)
Doutoranda Beatriz Aviz (GEDAF - NEA/PPGEDAM/NUMA/UFPA)

registrado em:
Fim do conteúdo da página